Dia 21 de Fevereiro, “Dia Nacional do Imigrante Italiano”

Dia 21 de Fevereiro, “Dia Nacional do Imigrante Italiano”

Va Pensiero não poderia deixar de homenagear esta data tão importante para a comunidade italiana no Brasil. Os “Oriundi”, imigrantes que por aqui chegaram a partir de 1874 deram origem a uma enorme colônia italiana, a maior do mundo com mais de 30 milhões de descendentes espalhados, em particular modo, nas regiões Sudeste e Sul deste “continente” chamado Brasil.Naviodeimigrantes

Por aqui chegaram, se estabeleceram, trabalharam e, graças a perseverança, dedicação e muito sofrimento conquistaram o que a Itália naquele momento não poderia dar: perspectiva de futuro.

Como escreve um filho para a própria mãe que o implora para retornar: “L’Italia è bella ma la bellezza non si mangia”, ou seja, “A Itália é bela, mas a beleza não se come”. Os italianos que decidiram abandonar suas terras em busca de novos horizontes desconhecidos eram em sua maioria de origem humilde principalmente detrabalho regiões rurais e fugiam de graves problemas sócio-econômicos. Em terras “tupiniquins” após a abolição da escravidão em 1888 encontraram oportunidades de trabalho, sobretudo nos cafezais dos estados do Sudeste. Uma química que deu certo: Brasil precisando de mão de obra e por outro lado imigrantes em busca de oportunidades.

 

Alguns italianos chegaram ao Brasil dispostos a criar pequenas empresas e prosperar no “Novo Mundo”.  Vendiam o que tinham na Itália e investiam no Brasil em áreas como a agricultura, comércio, prestação de serviços e indústria. MatarazzoUm dos maiores empresários Italianos foi Francesco Matarazzo que após sua chegada em 1881 conseguiu construir um verdadeiro império industrial com mais de 200 fábricas e que juntas compunham o conglomerado Industrias Reunidas Fábricas Matarazzo,  empregando mais de 30mil pessoas e assim marcar o sobrenome Matarazzo na história do Brasil.

A idéia deste post não é tratar o lado histórico da imigração, afinal de contas, temos inúmeras matérias disponíveis para consulta deste tema, mas deixar uma pergunta no ar: o que a imigração italiana pode inspirar? Talvez para este questionamento não haja uma única resposta, afinal cada descendente provavelmente se inspire com as histórias de sua família de seus “Nonni e Nonne”, “Bisnonni e Bisnonne” ensinamentos herdados de gerações anteriores e que ajudaram a construir o país chamado Brasil.

Colabore com Va Pensiero e nos escreva!
O que a história da imigração Italiana pode lhe inspirar?

(Visited 429 times, 1 visits today)

2 thoughts on “Dia 21 de Fevereiro, “Dia Nacional do Imigrante Italiano”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *