68 anos de história da música Italiana: Festival de Sanremo

FESTIVAL DE SANREMO: COMO NASCEU A EXPOSIÇÃO MUSICAL  POPULAR E FAMOSA E COMO EVOLUIU DESDE 1951 ATE HOJE

A sexagésima oitava edição do Festival de Sanremo, conhecido como Festival da Canção Italiana, o mais famoso evento de canto nascido no início dos anos 1950, terminou há menos de duas semanas.

Este evento fez músicas famosas em todo o mundo, canções históricas como “Nel blu dipinto di blu” (mais conhecido como Volare); “Non ho l’età”; “Tutte le mamme”; “Buongiorno Tristezza”; “La prima cosa bella” e muitas outras.

A partir deste evento nasceram grandes artistas que cantaram no mundo inteiro como Claudio Villa, Domenico Modugno, Nilla Pizzi, Peppino Di Capri e Toto Cotugno.

Mas durante todos esses anos o evento evoluiu e sofreu muitas mudanças, tanto do ponto de vista artístico – musical quanto organizacional.

Uma das primeiras mudanças foi esta: nas primeiras décadas o protagonista do festival foi a canção (na verdade é chamada de Festival da canção italiana) e a mesma música poderia ser interpretada por mais de um artista.

Por exemplo, a famosa “Nel blu dipinto di blu” já foi cantada por Domenico Modugno e uma vez por Jonny Dorelli, bem como “La prima cosa bella” já foi interpretada por Nicola Di Bari e uma vez pelos Ricchi & Poveri.

A partir de 1971, as músicas da competição são apresentadas por um único cantor.

Outra mudança significativa foi em 1984 com a introdução da categoria NOVAS PROPOSTAS, ou seja, cantores muito jovens, alguns deles até menores de idade, desconhecidos, que se apresentaram ao público pela primeira vez.

Entre estas novas propostas nasceram jovens artistas que em poucos anos se tornaram muito famosos em todo o mundo, como Eros Ramazzotti, Andrea Bocelli, Laura Pausini, Zucchero e Giorgia.

Ao longo dos anos, o Festival de Sanremo se adaptou ao cenário da música moderna e contemporânea, destacando-se um pouco da música melódica com que o evento nasceu, na verdade, esta última edição foi vencida por Mahmood com um rap intitulado “Soldi”, o que é muito diferente das edições anteriores.

Seguem um vídeo com as músicas que eles ganharam de 1951 a 2015 para entender melhor como os gêneros musicais evoluíram e junto com eles a apresentação do Festival.

(Visited 2 times, 2 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *