Palestra sobre Fabrizio De André

Fabrizio de André
De André in concerto

Faço parte de Va Pensiero e sou também um professor do Centro de Cultura Italiana. No dia 18 de outubro 2015 tive o prazer de inspirar os alunos desta escola de Curitiba, falando da vida de Fabrizio de André.

Ele foi um cantor e compositor italiano. É um os mais conhecidos e importantes da história europeia.  Nasceu em Genova no 1940. Anarquista, libertário e pacifista, em sua obra, cantou sobretudo histórias de marginais, rebeldes e deserdados. Muitas de suas letras são inclusivamente estudadas como expressão da poesia do século XX na Itália. Moreu em Milão no 1999. (fonte: Wikipedia)

São muitas as frases, retratas das letras das músicas, que são na memória dos Italianos. As letras finais da musica “Via del Campo” são as mais conhecidas: “Do diamante não nasce nada. Do estrume nasce a flor.”

Aqui o PDF da palestra.

No final do evento, ouvimos as palavras do Console Italiano em Curitiba, Enrico Mora.
O Console ficou emocionado, pois sua cidade de origem é a mesma do De André.

A fala no vídeo é em italiano.

(Visited 81 times, 1 visits today)

Nicola Di Grazia

Italiano, casado e pai de 2 filhos. Morou no Brasil por 11 anos. Como professor de Italiano, hoje dá aula online com Skype (user: fromlucca) pois é o pé firme na Itália de VaPensiero. Sua base è na maravilhosa Lucca.

  • Lucas Carvalho Morais

    De Andrè é meu músico favorito!