Uma loja de apps com o coração Made in Italy

loja e start-up Snapp ShopEm uma das capitais mais pobres do continente africano, Ligonwe no Malawi, uma idéia com o coração made in Italy vem revolucionando o mundo dos aplicativos.
É uma loja no qual o cliente entra e pede para criarem a própria app seja para fins pessoais ou comerciais.
Por trás deste serviço inovativo está a empresa Snapp Shop idealizada e capitaneada pelo CEO italiano Vito Margiotta em colaboração com o  chileno Gabriel Gurovich e com o israelense Assaf Kindler todos ex-alunos do semestral da Singularity University na Silicon Valley que forma empreendedores inovadores.

Margiotta, empreendedor de apenas 27 anos de idade originário da cidade de Lecce no sul da Itália, formou-se pela renomada Universidade Bocconi em Milão, trabalhou na China e depois para o Google entre Irlanda e Estados Unidos. Após esta experiência se transferiu para o Chile em função do programa do governo chileno Startup Chile. Snapp Shop concorrendo com outras startups foi vencedora e acabou chamando a atenção do conglomerado espanhol Telefônica recebendo dela um aporte de capital de US$60mil. Recentemente recebeu outro aporte de 400mil euros por parte do fundo Cornerstone Venture Partners.

Como funciona a loja Snapp Shop?

O cliente que deseja ter uma app personalizada solicita na loja aos vendedores-programadores o desenvolvimento do próprio produto, e estes, por meio do programa Snapp Builder , uma app para smartphones que permite a criação sem grandes conhecimentos técnicos desenvolvem o produto solicitado. Em suma, permite realizar uma app sem necessidade de computadores. Por isso o programa é ativo nos países onde os celulares são em maior número do que computadores caso do Malawi. Neste país metade da população ainda vive abaixo da linha da pobreza mas o PIB está em franca expansão (2015 cerca de 6%) e o país está vivenciando um boom de smartphones e de micro empreendedores que se utilizam dos serviços de Snapp Shop para promover pequenas atividades comerciais e empresariais.

Graças a Snapp Shop até hoje foram desenvolvidos 7mil aplicativos entre África e América Latina e em Novembro de 2014 foi aberta a primeira loja física: “Por enquanto Snapp Shop está dentro de uma aceleradora de empresas, mas temos outros 200 pedidos de abertura de lojas. Estamos progredindo com calma neste front porque sabemos que gerenciar muitos pontos de venda agora complicaria as coisas” diz Margiotta. “As lojas serão desenvolvidas no modelo de franquia e nós iremos fornecer o branding, serviços adicionais, material e treinamento”. Um modelo que teoricamente poderia ser “facilmente replicável na Itália, ma o foco é África e América do Sul. Uma vez que o modelo será bem azeitado iremos expandir na Europa e Estados Unidos” acrescenta Margiotta.

A Start up foi recentemente premiada no Global Entrepreneurship Summit 2015 dedicado ao mundo da tecnologia e que foi realizado na cidade de Nairobi no Kenya com a presença do presidente americano Barack Obama.

Certamente este empreendedor inovador junto com seu time do Snappshop não parará por aí e já está estreitando parceria com  PayPal para desenvolver novos aplicativos.  Veremos!

(Visited 73 times, 1 visits today)

Francesco H. Martinenghi

Nascido em Lodi (Itália) reside no Brasil desde 1998.

Formado em economia com MBA em gestão de negócios possui cerca de 10 anos de experiência no mundo corporativo. Desde 2002 atua também, por paixão, como professor de italiano.