Fab Labs em Milão: antídoto criativo contra a crise

Milão é a cidade no mundo com o maior numero de Fab Lab por habitantes, segundo Massimo Temporelli, diretor de The Fab Lab Milano. E a Itália é o terceiro país no mundo em numero de Fab Lab, relata a Fundação Make in Italy

fab-lab-milano milãoInteressante… mas o que é uma Fab Lab?
Uma Fab Lab é uma oficina para inventores, um laboratório de criatividade. É uma pequena fabrica aonde são produzidos objetos com o suporte das novas tecnologias digitais, instrumentação de ultima geração feita de impressoras 3D, cortadores a laser e plataformas de programação eletrônica. Entre os produtos fabricados, temos dispositivos tecnológicos personalizados, antes só produzidos industrialmente e em massa. Massimo Temporelli conta que recentemente construiu um drone utilizando, como peças, varias escovas de dentes.

Uma Fab Lab não é apenas produção. É também um ponto de encontro intelectual e de compartilhamento a nível global. Isso porque aquilo que é produzido em uma Fab Lab de Milão pode ser compartilhado, produzido e melhorado em uma outra Fab Lab no mundo, seja Tokyo ou Sidney. Isto é possível pois os aparelhos das Fab Labs são todos compatíveis entre si.

Talvez por isso, o jornal The Economist definiu este fenômeno como a “terceira revolução industrial“, em 2012.

O primeiro Fab Lab (tradução literal “laboratório de fabricação”) foi aberto no 2003 no Massachussetts Insitute of Techology em Boston. Seguiram outros e ganharam importância com o crescimento do movimento dos Makers, novos artesões digitais, que trabalham também no conceito de reciclagem e de fabricação do próprio gadget tecnológico sem esperar que Samsung ou Apple o produza.

Então temos uma dica para quem irá passar por Milão: aproveite para visitar este novos lugares de criatividade!
Temos também Fab Labs no Brasil mas, se você esta mesmo em Milão, capital do design, o clima nesses locais será magico para se inspirar e imaginar o futuro.

fab lab milãoNo Fab Lab Milano, algumas noites da semana entre 19.00hs e 21.00hs, tem cursos para manuseio dos instrumentos, palestras sobre inovação e fabricação digital. São eventos que podem ser gratuitos ou  pagos e serão comunicados através da newsletter  do site  Fab Lab Milano ou nas redes sociais.
Outros laboratórios na capital da Lombardia são  The Fab Lab e Wemake. Este último  parece ser muito ativo na organização de eventos e palestras: confira o calendário.

Esta “nova revolução industrial” de produção de objetos físicos e que a Itália desde sempre foi excelência, é norteada por uma filosofia positiva, de reutilização da tecnologia, contra um envelhecimento precoce dos produtos, como o mercado parece exigir.
De certa forma este é um antídoto contra a crise. Vale a pena ficar ligado no assunto!!

(Visited 71 times, 1 visits today)

Nicola Di Grazia

Italiano, casado e pai de 2 filhos. Morou no Brasil por 11 anos. Como professor de Italiano, hoje dá aula online com Skype (user: fromlucca) pois é o pé firme na Itália de VaPensiero. Sua base è na maravilhosa Lucca.