Dia 21 de Fevereiro, “Dia Nacional do Imigrante Italiano”

Va Pensiero não poderia deixar de homenagear esta data tão importante para a comunidade italiana no Brasil. Os “Oriundi”, imigrantes que por aqui chegaram a partir de 1874 deram origem a uma enorme colônia italiana, a maior do mundo com mais de 30 milhões de descendentes espalhados, em particular modo, nas regiões Sudeste e Sul deste “continente” chamado Brasil.Naviodeimigrantes

Por aqui chegaram, se estabeleceram, trabalharam e, graças a perseverança, dedicação e muito sofrimento conquistaram o que a Itália naquele momento não poderia dar: perspectiva de futuro.

Como escreve um filho para a própria mãe que o implora para retornar: “L’Italia è bella ma la bellezza non si mangia”, ou seja, “A Itália é bela, mas a beleza não se come”. Os italianos que decidiram abandonar suas terras em busca de novos horizontes desconhecidos eram em sua maioria de origem humilde principalmente detrabalho regiões rurais e fugiam de graves problemas sócio-econômicos. Em terras “tupiniquins” após a abolição da escravidão em 1888 encontraram oportunidades de trabalho, sobretudo nos cafezais dos estados do Sudeste. Uma química que deu certo: Brasil precisando de mão de obra e por outro lado imigrantes em busca de oportunidades.

 

Alguns italianos chegaram ao Brasil dispostos a criar pequenas empresas e prosperar no “Novo Mundo”.  Vendiam o que tinham na Itália e investiam no Brasil em áreas como a agricultura, comércio, prestação de serviços e indústria. MatarazzoUm dos maiores empresários Italianos foi Francesco Matarazzo que após sua chegada em 1881 conseguiu construir um verdadeiro império industrial com mais de 200 fábricas e que juntas compunham o conglomerado Industrias Reunidas Fábricas Matarazzo,  empregando mais de 30mil pessoas e assim marcar o sobrenome Matarazzo na história do Brasil.

A idéia deste post não é tratar o lado histórico da imigração, afinal de contas, temos inúmeras matérias disponíveis para consulta deste tema, mas deixar uma pergunta no ar: o que a imigração italiana pode inspirar? Talvez para este questionamento não haja uma única resposta, afinal cada descendente provavelmente se inspire com as histórias de sua família de seus “Nonni e Nonne”, “Bisnonni e Bisnonne” ensinamentos herdados de gerações anteriores e que ajudaram a construir o país chamado Brasil.

Colabore com Va Pensiero e nos escreva!
O que a história da imigração Italiana pode lhe inspirar?

(Visited 138 times, 1 visits today)

Francesco H. Martinenghi

Nascido em Lodi (Itália) reside no Brasil desde 1998.

Formado em economia com MBA em gestão de negócios possui cerca de 10 anos de experiência no mundo corporativo. Desde 2002 atua também, por paixão, como professor de italiano.

  • nicolette sluyter di grazia

    Vai , vai, andate non solo con il pensiero, ma con i fatti

  • Va bene, mamma.